Como um ERP pode me ajudar na redução de custos de produção?

  • Ago 07, 2017
...

Ter informações confiáveis sobre os custos industriais é fundamental para que as indústrias consigam cumprir seu principal objetivo: produzir mais com menos e aumentar seus lucros. A base para isso são as melhores práticas que auxiliam na redução de retrabalhos, gaps de processo e aumento da eficiência dos processos de uma forma geral, não apenas no chão de fábrica.

Na teoria até que não soa tão difícil “é só aplicar as ferramentas disponíveis” mas na prática não é bem assim, a execução exige disciplina e tecnologia para integrar todos estes processos, ou então a empresa vira um mundo de ilhas isoladas de informação. É aqui que um sistema de gestão ERP entra em ação. Os sistemas ERP são a melhor opção para que as indústrias funcionem de forma otimizada, pois ao integrar os principais processos de gerenciamento do negócio o ERP pode auxiliar no ganho de eficiência e redução de custos, veja aqui como.


ERP cria fluxos de trabalho conectados

As atividades de planejamento, produção, controle de estoque e atendimento ao cliente estão interligadas e devem ser gerenciadas como tal. Um sistema ERP possibilita a visualização de todos estes processos de forma clara e cada uma destas áreas tem sempre a informação que precisa em tempo real, sem depende de relatórios que levam dias para ser elaborados e quando chegam já não servem para nada, pois a informação é dinâmica.
Com sistemas ERP, as empresas podem lidar com problemas com inventário, engenharia de produção, design de chão de fábrica e outros processos muito mais rapidamente, pois eles fornecem visibilidade de como um problema está afetando o resto do processo de fabricação. Por exemplo, excesso de materiais que não utilizados podem estar dificultando a utilização ideal da planta. Uma solução ERP pode mostrar às empresas como gerenciar melhor os suprimentos para que eles possam otimizar seus sites. Isso equivale a mais produtividade e redução de custos com inventário.

ERP reduz inventário

Os excessos de estoque ou falta de material são umas das principais barreiras para a redução de custos em uma indústria. O sistema ERP ajuda a otimizar os níveis de inventário para que os materiais fiquem o menos tempo possível estocados. Os benefícios de reduzir os níveis de estoques são bem conhecidos: melhor utilização do espaço físico, redução de custos com manuseio do inventário, equilíbrio do fluxo de caixa.

ERP fornece dados financeiros em tempo real

Conhecer os principais indicadores de desempenho financeiro é fundamental para garantir a saúde financeira e o crescimento do negócio, isso qualquer gestor concordará. Agora se o departamento financeiro fornece seus relatórios estáticos apenas no final do mês depois de consolidar todas as informações, os líderes não conseguem tomar decisões de forma rápida e assertiva.
Um sistema ERP, no entanto, consolida a coleta de dados financeiros em um só lugar, detalhando tudo, desde contas a receber e contas a pagar até ativos fixos e custos de produção, em tempo real. Isso dá aos gestores a possibilidade de analisar informações e tomar decisões quase que imediatamente. Essa capacidade de detalhar dados financeiros em tempo real é uma das razões pelas quais os especialistas dizem que as empresas que utilizam com sucesso os sistemas ERP podem reduzir os custos de fabricação em até 20% – ou mais.

Como você viu, os sistemas de gestão ERP podem trazer inúmeros benefícios para a gestão de custo industriais – especialmente neste mundo globalmente competitivo.


Fonte



Prosol Informática

Há mais de 20 anos trazendo soluções inteligentes providas da mais alta tecnologia do mercado para tornar a vida das empresas mais eficiente!