O sonho de todo empresário é ver sua empresa saudável, e para isso ele deve reconhecer que um negócio bem-sucedido vai muito além dos lucros. O retorno financeiro de um empreendimento é uma consequência da boa gestão, e esse fator é o desafio encontrado por muitos empresários que exige trabalho árduo. Nesse sentido, gestores de várias empresas descobriram que um bom sistema ERP (sistema integrado de gestão empresarial) pode ajudar muito a diminuir o trabalho cansativo que envolve unificar os setores da empresa.
Mas quais são os benefícios que o ERP pode trazer para sua empresa? A seguir, vamos falar um pouco mais sobre como o software pode otimizar processos e setores de seu negócio e ajudá-lo a entender todas as vantagens desse sistema indispensável para o seu empreendimento. Continue lendo!
Como o sistema ERP ajuda nos processos do negócio?
Integração dos setores: Para um crescimento saudável da empresa, todos os funcionários devem estar unidos em prol de um mesmo objetivo. Mas o que dificulta essa uniformidade em alguns negócios é que cada setor opera com um sistema próprio. Por isso, o ERP integra todos os processos e departamentos da empresa otimizando o trabalho.
Quando um setor precisa de dados de outros para fechar um relatório, por exemplo, o sistema ERP facilita a comunicação e o processo é feito rapidamente. Para os gestores esse acesso rápido a informações de toda a empresa ajuda no gerenciamento e planejamento das metas do negócio.
Controle de estoques: Controlar o estoque da empresa é algo que deve ser muito bem administrado, do contrário vai gerar prejuízos sérios ao negócio. Então, para que o controle do estoque seja eficiente, é necessária uma verificação contínua da movimentação dos produtos, histórico de vendas, entre outros processos.
Todo esse gerenciamento é necessário para evitar excesso de estoque ou a falta dele, pois ambas as situações geram despesas desnecessárias. E o sistema ERP faz com que todo esse trabalho fique automatizado, pois o software realiza o inventário, controle do estoque, entrada e saída de notas fiscais e outros procedimentos. Nesse caso, o uso do ERP reduz as perdas e desvios ocasionados pela falha humana.
Setor de Vendas: Sabemos como é fundamental que esse setor funcione muito bem, e, para isso, a equipe de vendas precisa trabalhar com um sistema que integre todo o setor e dê todas as informações sobre produtos e clientes. Contudo, a realidade mostra que muitas empresas perdem vendas justamente por não possuírem um sistema eficiente para o setor.
Com o ERP o setor de vendas ficará integrado, ou seja, toda a equipe terá as informações necessárias e atualizadas sobre preços e estoque de produtos. Além disso, um cadastro eficiente com todos os dados dos clientes irá direcionar o trabalho do pessoal de vendas, e otimizar o funcionamento geral da empresa.
Atendimento ao cliente: O sistema ERP também possibilita a criação de lojas virtuais que ajudam os clientes a ter uma boa experiência com a marca da empresa. Essa função permite que o empresário crie uma central virtual eficiente para atender os clientes, que podem acessar facilmente preços, produtos e ofertas. E o gasto com a contratação do pessoal de vendas reduzirá, garantindo que o setor ficará mais eficiente.
Setor Financeiro: O departamento financeiro pode ser considerado o “coração” da empresa, e por isso precisa ser muito bem gerenciado, pois a má administração do financeiro pode ocasionar vários problemas de caixa.
Se, por exemplo, a empresa está vendendo bem e os gastos estão sendo controlados, mas, na hora de fazer o balanço do mês, as contas não fecham, essa situação afetará drasticamente todo o funcionamento saudável da empresa. Outro desafio é a questão fiscal: os impostos em nosso país são muitos e complexos, e não raro empresas são multadas por descuido no pagamento ou erro nos cálculos dos tributos.
Diante disso, a boa organização do setor financeiro pode ser alcançada pela implantação do sistema ERP, que gerencia as contas bem como analisa o efeito dos negócios fechados pela empresa nos lucros finais. Dessa forma o gestor não perde tempo tentando entender o balanço mensal da empresa, e ainda calcula taxas e alíquotas de impostos para que ela fique em dia com os tributos.
Setor de Recursos Humanos: Sem dúvidas, o departamento de recursos humanos também é fundamental para o sucesso da empresa. Ele é que cuida de toda a gestão do pessoal, e seus processos atingem toda a estrutura do empreendimento. Por isso mesmo, as informações do RH devem ser integradas, atualizadas, bem organizadas e armazenadas para que a equipe do RH tenha um acesso fácil e possam trabalhar com fluidez.
Nesse sentido, empresas que implantaram o ERP têm notado como o setor de recursos humanos ficou mais eficiente. O sistema integra e atualiza as informações, além de também gerar relatórios e pesquisas completas ajudando o setor a tomar decisões mais estratégicas para a empresa como um todo, e reduzindo o tempo gasto pela equipe com trabalhos manuais.
Setor de TI: Uma empresa com diversos sistemas para atender os funcionários de vários setores exige uma demanda maior de trabalho do setor de TI com manutenção e atualização do sistema, e por isso os gastos do negócio são ainda maiores.
Contudo, quando os setores da empresa são integrados pelo ERP os custos com os serviços de TI diminuem, assim como a demanda de trabalho, pois o software unifica as ferramentas do sistema fazendo a manutenção e atualização otimizando todo o ambiente virtual. É possível ainda hospedar o ERP em nuvem, o que facilita ainda mais o bom funcionamento dos dados virtuais.